Portal do Credenciado

Autorizador de Guias

Portal do Credenciado

Acessar

Medicina Preventiva

Medicina Preventiva

Acessar

Pós Vendas

Unidades Externas

Pós-Vendas

Acessar

Guia Médico

Guia Medico

Relação dos Profissionais

Acessar

Portal do Cliente

Portal do Cliente

Portal do Cliente

Acessar

 

História da Santa Casa e do Plano de Saúde da Instituição


A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos é, no Brasil, a mais antiga instituição hospitalar e assistencial em funcionamento. Fundada em 1543 por Braz Cubas, líder do povoado de São Vicente e fidalgo português, além de moradores da região, a construção foi iniciada em 1542. Não há, de fato, uma certeza quanta a data de fundação, mas historiadores apontam o dia 1º de novembro.

O primeiro complexo da instituição foi construído no sopé do outeiro de Santa Catarina, local onde hoje está a Rua Visconde do Rio Branco, em frente ao edifício da Alfândega, no centro de Santos. A construção da segunda estrutura foi concluída apenas em 1665, na atual Praça Visconde de Mauá.

Dr. Cláudio Luiz da Costa, em 1836, concluiu a inauguração do terceiro prédio, junto ao Monte Serrat; em 1928 foi parcialmente destruído por um deslizamento de terra. A atual instalação foi inaugurada em julho de 1945, no dia 02, pelo então presidente Getúlio Dornelles Vargas.

O maior hospital da região metropolitana da Costa da Mata Atlântica era chamado de Hospital de Todos os Santos, inspirando-se no nome do grande hospital de Lisboa e na data de sua fundação. Atualmente, dispõe de aproximadamente 700 leitos hospitalares, cerca de 2.500 internações mensais, além dos atendimentos ambulatoriais.


Plano de Saúde da Santa Casa de Santos

 

Após a grande crise da Santa Casa que durou quatro anos, de 1979 a 1983, o provedor Alberto Eduardo Levy, claramente tinha em mente a criação de uma alternativa para agregar receita a Santa Casa. Através do Congresso Estadual das Santas Casas, obteve boa receptividade junto aos congressistas quando lançou a idéia de um Plano de Saúde visando à criação de um convênio entre todas as Santas Casas do País.

Entretanto, apenas dez anos depois surgiu o plano, que é, além de tudo, o pioneiro entre todas as Santas Casas, novidade esta que surgiu pela necessidade de se criar receitas alternativas para o financiamento da Instituição e escapar da dependência cruel do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência, hoje substituído por INPS – Instituto Nacional da Previdência Social).

Inaugurado em 25 de setembro de 1992, o local escolhido foi um prédio de esquina do Centro Histórico de Santos, localizado na Rua Amador Bueno, nº 15/17. A data que a instituição aniversaria é diferente: 30 de setembro.

O primeiro contrato vendido pelo Plano de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Santos aconteceu em setembro, no dia 30 do longínquo ano de 1992. O contrato foi assinado por Rita Delmira da Cruz. Vinte e cinco anos depois, aproximadamente 112 mil vidas estão cadastradas.

Passando  por uma grande reformulação, possuí novas carteirinhas para os beneficiados, programas relacionados à saúde (palestras, atividades físicas, sessões com psicólogos), além de uma nova sede e novas opções de planos.




Últimas Notícias

Central de atendimento

Plano preferencial

Promoção por tempo limitado. Venha conhecer os ...

Promoção

Promoção por tempo limitado. Venha conhecer os ...

Informe

Informe caso não vá comparecer a uma consulta ...

Scroll to top